Donos das maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians farão nesta segunda-feira, dia 25, a final da 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio de Juniores do Brasil. Como o próprio nome do torneio sugere, a competição é uma homenagem à cidade de São Paulo, e a final é tradicionalmente disputada na data de aniversário da cidade. Neste ano, a decisão acontece no aniversário de 462 anos da capital paulista.
Duas únicas equipes remanescentes na luta pelo título, Corinthians e Flamengo entram no gramado do Pacaembu às 10h da manhã desta segunda-feira. A competição de 2016 contou com 112 equipes participantes divididas em 28 grupos.

Caminho até a final
Após as fases preliminares iniciais, o Corinthians passou pelo Ituano nas quartas-de-final com uma expressiva vitória de 6 a 1. Nas semis, o time enfrentou o Cruzeiro, de quem venceu por 2 a 1. Já o Flamengo bateu o São Paulo por 2 a 0 nas quartas e o América Mineiro por 2 a 1 nas semis.
Além de terem chegado à final após aplicarem o mesmo placar nas semis, ambas as equipes também venceram seus jogos contra as equipes mineiras de virada. Atual campeão do torneio e maior vencedor de sua história, com nove títulos, o Corinthians tenta manter sua hegemonia e bater o rival carioca. Já o Flamengo tenta o terceiro título da sua história. O bi da equipe carioca veio em 2011, enquanto o primeiro título foi conquistado em 1990.
Além da impressionante marca de nove conquistas, o Corinthians conta em seu currículo com outros sete vice-campeonatos na Copinha. Já o Flamengou foi campeão nas duas ocasiões em que chegou até a final. Nesta segunda-feira, o time carioca tenta manter seu aproveitamento na final da competição enquanto os paulistas querem mostrar porque são os maiores vencedores do torneio juvenil.

Os destaques de cada time
Apesar da ansiedade pelo possível título, os torcedores sabem que um dos principais objetivos da Copinha é revelar futuros craques que possam se destacar nos times profissionais.
Do lado do Timão, um dos destaques da equipe é o atacante Gabriel Vasconcellos, artilheiro da competição em 2015 e que vem mantendo o faro de goleador neste ano. Atualmente com 19 anos, o jogador disputa sua última Copa São Paulo. Depois do torneio, ele será emprestado para o Tigres-RJ, onde deve ganhar experiência entre os profissionais. Outro destaque do Corinthians é Maycon, que já marcou seis gols na atual edição da Copinha.
O Mengão também mantém suas esperanças em um artilheiro. Com 18 anos de idade, o atacante Felipe Vizeu já anotou sete tentos na competição até o momento, sendo dois deles nas quartas-de-final contra o São Paulo.

Histórico do duelo na Copinha
Apesar da maior tradição do rival no torneio, o Flamengo se apega à história para tentar conquistar o Tri nesta segunda-feira. Em 1990, ano do primeiro título da equipe carioca, o time enfrentou o Corinthians na fase que antecedia as semi-finais e massacrou o rival por 7 a 1.
Naquela ocasião, o Flamengo contava em sua equipe com jogadores que posteriormente se destacariam no futebol brasileiro, como Júnior Baiano, Edmílson e Djalminha. Além destes, o Mengão ainda contava com dois jogadores que desfalcaram o time naquela ocasião.
Um deles era o atacante Paulo Nunes, que estava a serviço da Seleção Brasileira sub-20, e que anos mais tarde faria história no Grêmio e no Palmeiras. O outro era Marcelinho, que mais tarde ficaria conhecido com a alcunha de Marcelinho Carioca e se tornaria ídolo justamente do Corinthians.