Eu criei esta Página só para falar do Flamengo. Sou do tempo em que não havia tantas emissoras de TV para mostrarem os jogos dos campeonatos pelo Brasil. As rádios é que nos deixavam por de tudo que acontecia em torno dessa paixão nacional que é o futebol. Rádios Tupi, Globo, Nacional do Rio, com equipes de alto nível faziam com que nada ficasse sem o nosso conhecimento. Esses profissionais parece que gostavam de fazer um rodízio: Quando a gente acostumava com um narrador, comentarista ou repórter de campo, ele passava para a outra emissora. E com certeza, como para muitos da minha idade, décadas de 70/80, os craques dessa arte comunicação esportiva, eram Jorge Cury, Waldir Amaral, Luiz Mendes, Alberto Rodrigues, José Carlos Araújo, Edson Mauro, Deni Menezes, Zildo Dantas, João Saldanha e o inesquecível também, Mário Viana. E, como esses profissionais, nunca demonstravam nem manifestavam sua preferência por algum Clube, apenas eram bairristas deixando claro que torciam para o Futebol carioca, eu Mineiro, não sei como e por que me encantei com o Flamengo. Na época ele só ganhava o Campeonato carioca e já tinha a maior torcida do Brasil.
Foi na década de 80 que o Flamengo decolou. Aquele time comandado por Zico, Andrade e Adílio, fale quem quiser, mas os adversários respeitavam. Principalmente no Maracanã. Nessa época os jogos já eram mais televisionados...eu podia ver o Flamengo numa tv colorida. Há quem diga que o que atrai o torcedor desde pequeno são as cores vermelha e preta do clube. Fugi á regra porque eu nem sabia como era a camisa do Clube que escolhi torcer.
Meu Mengo ganhou tudo quando eu era mais apaixonado. Por mim, pode só se manter na primeira divisão, ganhando um jogo aqui, outro ali, mas eu sei que ainda vai dar muitas alegrias para os novos torcedores.
Estudava em Belo Horizonte, e o Flamengo foi jogar no Mineirão. Fomos em cinco para assistir ao jogo, numa quarta-feira. Combinamos que íamos todos para o espaço da torcida do Cruzeiro, pois os outros eram torcedores daquele Clube. Quando chegamos e eu ouvi o grito apaixonado de uma torcida, ali, 10 vezes menor, "Mengooooooooooooooooooooooo". Meu coração disparou. Eu que pensava que minha fase já havia passado; que apenas admirava o bom futebol vi o quando eu ainda vibrava com meu time. Não tinha, Zico, Andrade, Adilio, Raul, Leandro, mas era o meu Flamengo ali pertinho de mim pela primeira vez, depois de 20 anos acompanhando pelo rádio e tv. E ganhamos...Enfim, faço minhas as palavras felizes do Poeta "sempre Flamengo eu hei de ser...Flamengo sempre até morrer".
Nenhum comentário:
Postar um comentário