segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Diabético...que Drama!

Você que está lendo esta mensagem, talvez nem continue, ao perceber que trata-se de Diabetes...que ainda nao é um problema seu e que ainda nao pegou alguem do seu convivio. Estou olhando pro meu umbigo. Como é ruim ser pego se surpresa com o diagnóstico. Mas eu que aprendi a agradecer a Deus por tudo, nao seria diferente agora. Estou mais saudável agora, porque aprendi quais alimentos sao bons e os descartáveis...estou sempre fazendo uma atividade física...
O problema é dar continuidade à boa alimentação, convivendo com uma maioria absoluta que enfrenta problemas piores, mas diabetes nao tem. Nas festas, confraternizações, quem organiza, convida, em nenhum momento se preocupa com essa minoria da qual faço parte...como é ruim comer salgadinhos e nao tomar nada, ou àgua. Às vezes deixamos a dieta de lado e alimentamos o que é oferecido a todos para nao ofendermos ninguém. Depois vem o arrependimento. Agora, nesse periodo do ano, diante de tantos convites para almoços, jantares, cafés, pelos amigos nao dá para não comparecer
. Fui à uma festa de aniversario, no ano passado, um dos buffet mais requisitados de Lafaiete, fui à gerência e, como eu conhecia várias pessoas diabéticas, perguntei se havia, pelo menos,bebida sem açúcar, pois alimento à base de de fibras nesses eventos está longe de aparecer. A gerente pediu a um dos funcionarios, que sairam as 23:00 h para providenciar. Chato não. Dei meu grito...
Então, ao amigo que passa por isso ou provavelmente vai passar, dada a estatística mundial, ajude cobrando da indústria alimentícia, mais produtos destinados a quem faz ingestão controlada de açucar; cobrando dos hoteis, bares e restaurantes maior oferta desses produtos. E aos meus amigos que organizarem algum evento, uma simples roda de violão, "quando a gente gosta, é claro que a gente cuida" então me ajude a cuidar de mim...
Aposto que minha médica, Dra Cristina (Coronel Cristina) a quem agradeço pela amizade e parabenizo pelo alto nivel de excelência na profissão, vai ler e concordar, em partes, comigo. Eu desenvolvi o diabetes ou a diabetes por excesso de preocupação. Ansioso demais em todas as situações. Logo, tentar evitar é necessário, mas se tiver que acontecer, não adianta. O importante é assimilar.
Diabetes tipo 2 caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina, pelo pâncreas, ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação. Porém, vem crescendo o número de diagnósticos do tipo 2 em indivíduos mais jovens.
. O número de casos de diabetes tipo 2 (DM2) vem aumentando nas últimas décadas, em decorrência do aumento do sedentarismo e piora dos hábitos alimentares que caracterizam a vida urbana moderna, levando a consequentes excesso de peso e obesidade.
O diagnóstico de diabetes é feito utilizando valores de glicemia de jejum (maior ou igual a 126 mg/dl em duas ocasiões) ou após a ingestão de uma quantidade específica de glicose (colhendo-se a glicemia 2 horas depois com valor maior ou igual a 200 mg/dl).
Em glicemia aleatória colhida em qualquer momento um valor maior ou igual a 200 mg/dl, na presença dos sintomas clássicos também confere o diagnóstico de diabetes.
O desenvolvimento do DM2 ocorre ao longo de anos e pessoas com valores de glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dl e/ou entre 140 e 199 mg/dl são diagnosticadas como portadoras de pré-diabetes. Estes valores já não são mais normais, porém não são tão elevados para classificar o indivíduo como diabético.
A mudança na alimentação não deve ser realizada utilizando como base dietas da moda. É necessário reduzir a ingestão calórica, o consumo de carnes gordas e embutidos, aumentar o consumo de fibras, com o aumento de grãos integrais, leguminosas hortaliças e frutas e limitar a ingestão de bebidas e comidas açucaradas.

Nenhum comentário:

MINHA GIOVANA NO FEMUSA ENTREGANDO O VIOLÃO AO ARTISTA SORTEADO

MINHA GIOVANA NO FEMUSA ENTREGANDO O VIOLÃO AO ARTISTA SORTEADO
MINHA GIOVANA

MINHA DAMIRES E MINHA GIOVANA

MINHA DAMIRES E MINHA GIOVANA
PRESENTES DE DEUS

Total de visualizações de página

BRINQUEDO DE CRIANÇA!

BRINQUEDO DE CRIANÇA!
MINHA GIOVANA
Powered By Blogger