quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO NO COLÉGIO TIRADENTES, BARBACENA, MG


No último dia do ano letivo, fui buscar minha filha Giovana no Colégio Tiradentes. Vi que alguns pais, ou todos que saiam com suas crianças as quais eram da mesma turma da Giovana, vinha consolando-as, pois saiam em prantos. E os rostos dos pais mostravam alivio,pois o problema era só aquilo. Fiquei preocupado. Ao deparar com minha filha, outra já a abraçava tambem chorando. Antes que me dissessem, descobri que o desespero traduzido em lágrimas era pela saudade que comecariam a sentir das professoras. Quando abracei a Gio ela disse: "Pai a tia kelem não vai mais dar aula pra nós!"
Diante de tantas injustiças, tanto descaso por parte do poder público com essa profissão e ainda assim, as faculdades estão cheias. Tantos jovens ainda acreditam e seguem seu ideal. Não precisou de filmagens, fotos, outro tipo de prova. As crianças, na sua inocência peculiar, nos mostraram o quanto foram amadas pelas professoras...disse amadas, pois só ensinar é fácil se lhe dão condições. 
O fato remeteu-me a um passado, não tão distante, quando eu sai da quarta série primária e senti a dor de uma saudade antecipada e que sinto até hoje das minhas professoras, Marli(Falecida), Concepta, Terezinha, Geisa e Magda. Duas foram substituidas no segundo semestre. 
Fico pensando: Como podem esses políticos em todos os níveis ser tão insensíveis e ingratos. Professores nunca poderiam ter salário menor que nenhum outra profissional. Todos nós somos o que somos graças a eles. Se sou grato aos meus, mais ainda agora aos que ensinaram e vão ensinar minhas filhas. Meu maior presente no último Natal foi quando a Giovana fez uma leitura na Missa e ao final a "Tia Margarida" a abraçou dizendo, com orgulho: "Há dois anos meus aí heim!", dado o jeito tranquilo e correto de ler à frente de uma igreja lotada de adultos e crianças. 
Minhas orações hoje são para todos os professores e professoras, principalmente os que lidam com crianças. Que vocês nunca percam esse dom de ensinar e amar. E, em nome de todos pais, embora eu não os represente, agradeço pelo carinho com nossas crianças. 
Num texto de Lucia Casassanta, no livro "As mais belas Histórias" ela terminava com a frase: "Vamos meninos, o Brasil está a sua espera"! Sempre lembrei e nunca esqueci o Brasil nos espera mas precisamos desses verdadeiros ANJOS preparando o caminho para nós.
Valmir

Nenhum comentário:

MINHA GIOVANA NO FEMUSA ENTREGANDO O VIOLÃO AO ARTISTA SORTEADO

MINHA GIOVANA NO FEMUSA ENTREGANDO O VIOLÃO AO ARTISTA SORTEADO
MINHA GIOVANA

MINHA DAMIRES E MINHA GIOVANA

MINHA DAMIRES E MINHA GIOVANA
PRESENTES DE DEUS

Total de visualizações de página

BRINQUEDO DE CRIANÇA!

BRINQUEDO DE CRIANÇA!
MINHA GIOVANA
Powered By Blogger