Meu blog foi criado para divulgar um festival de música cristã. Passou o festival, acabei descobrindo uma bela forma de falar de algo mais. Descobri que posso ser útil usando essa ferramenta, quem sabe até mudando comportamentos e situações?
sexta-feira, 7 de março de 2014
"O Prazer de fazer o bem é maior do que de recebê-lo" (Epicuro)
Por PERCY MAIA
Do livro "Como acreditar em si mesmo e vencer".
Se você quer influenciar as pessoas, fazê-las gostar de você e sentirem prazer em ajudá-lo a progredir e ganhar dinheiro, é fácil. Pratique a apreciação sincera. Dê importância ao outros.
Faça uso diário de duas palavrinhas mágicas: "MUITO OBRIGADO".
Torne um hábito dizer a todos: "Por favor" e "Muito Obrigado". Faça isso com emoção, tirando as palavras do fundo do seu coração. Sinta-se agradecido por poder dizer essa palavras às pessoas. Tenha o cuidado de não dizer um "MUITO OBRIGADO" vazio, mecânico e sem vida.
Um esperto comerciante tirou a campainha de caixa registradora e instalou um sistema de gravação que dizia: "Muito Obrigado" toda vez que o cliente efetuava o pagamento da nota de caixa.
A ideia era que se o funcionário deixasse de dizer "muito obrigado" a máquina não esqueceria.
Foi um fracasso. As palavras eram mecânicas e sem vida. Não partiam dos lábios de uma pessoa de carne e osso. A máquina não podia sorrir, não transmitia emoção e nem sinceridade.
Um outro comerciante escreveu um cartaz que dizia: "Se não lhe dissermos MUITO OBRIGADO, não pague a nota de caixa". Depois, pagou um curso de Relações Humanas para os seus funcionários, onde todos foram treinados para apreciar e agradecer aos fregueses, dedicando um minuto para dizerem: "Muito Obrigado".
Foi um sucesso. O agradecimento e a apreciação partiam do coração dos funcionários e atingiam o coração dos clientes. Veja que o "MUITO OBRIGADO" nao pode soar como um dever ou uma obrigação e nem mecânico como o som de uma campainha. Deverá ser dito com sentimento e se ter a sensação de estar realmente agradecendo.
Não meça o tamanho do seu "MUITO OBRIGADO". Não importa se o seu freguês lhe fez uma grande compra ou se apenas entrou na sua loja ou escritório. Agradeça-o pela preferencia. Alguma coisa o atraiu para olhar a sua vitrine ou entrar no seu escritório, seja gentil com ele.
Livre-se da timidez, do acanhamento e do complexo de inferioridade. Seja corajoso e diga claramente em bom tom "MUITO OBRIGADO". Deixe seu freguês sentir que você está feliz, que foi um prazer atendê-lo. /se você tem um cachorro, observe como ele lhe diz "muito obrigado", simplesmente sacudindo a cauda - ainda que ele tenha apenas um pequeno cotó. Ele olha diretamente para você. Não olha para outra pessoa quando lhe diz "muito obrigado".
Um sorriso. Uma fisionomia alegre. Um pequeno gesto de cortesia e os olhos podem expressar: "MUITO OBRIGADO", "SEJA FELIZ E VOLTE SEMPRE".
Quando você sentir um desejo intimo de agradecer ou elogiar alguém, não perca tempo, faça-o imediatamente. Elogie honesta e sinceramente, torne outra pessoa importante. Mas, se sentir vontade de criticar ou corrigir um erro, cuidado, pense duas vezes, espere um pouco mais, e, se tiver de fazê-lo, chame a pessoa reservadamente e tenha tato para não ferir a sua vaidade.
E lembre-se, "Um sorriso e um muito obrigado apropriadamente falando torná-lo-á RICO!"
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