Meu blog foi criado para divulgar um festival de música cristã. Passou o festival, acabei descobrindo uma bela forma de falar de algo mais. Descobri que posso ser útil usando essa ferramenta, quem sabe até mudando comportamentos e situações?
Os moradores de rua de Barbacena, há mais de 5 anos, participam de um projeto chamado Pão e Beleza, conduzido por pessoas que não se limitam a dizer que eles são "à toa" e que precisam trabalhar. Só participando para perceber o quanto precisam de apoio. Cada um tem sua história. Cada um tem seu motivo para estar nessa situação. E nós, com isso, passamos a entendê-los e, principalmente acreditar que qualquer um de nós pode passar por uma situação que nos leve para as ruas. As vezes acontece algo na nossa vida e não temos estrutura para suportar. Conheço um deles que era ligado à mãe, ao extremo quando ela faleceu ele tinha 27 anos de carteira assinada numa fábrica de tecido. Não suportou e e se entregou; outro era cantor de uma banda famosa da região. Quando seu filho foi picado por um inseto, teve como consequência, por incrível que pareca, a morte. Também não aguentou e foi para as ruas e acabou falecendo também. Aparecem no projeto pessoas com diversos talentos e a gente não acredita que vive nas ruas mendigando alimentos e roupas.
O Pão Beleza construiu sede própria com doação de terceiros, sensibilizados com a causa. Tem sua atividade principal aos sábados a partir de 08:00 horas, quando eles tomam banho, trocam de roupas doadas também, tomam café e almoçam. A objetivo não é só o assistencialismo mas a promoção humana e reinserção na sociedade. Mas, é triste saber que grande parte deles, após o ingresso às ruas, não vivem mais de 5 anos. Mas não podemos desistir de nenhum deles. Enquanto eles sobreviverem terão nosso apoio.
Este no vídeo é um dos artistas. Cantou para nós dezenas de músicas. Ele não se importa se alguns dos colegas atrapalham. Dá para perceber que ele conhece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário