domingo, 18 de maio de 2014

Casa da Mãe Joana

Wilalba F. Souza                                                                        16jun14

Pois é pessoal, não tem jeito. Como eu já estou bem rodado, e isto não é novidade, às vezes tenho que recorrer a alguma lembrança que ainda me ocorre. E assisto, vamos dizer assim, de camarote, coisas do “arco da velha” –  e nem sei quem inventou isto! Na mídia trataram a greve da PM de Pernambuco como algo normal. É proibido, mas, de tanto acontecer, todo mundo se acostuma. Ocorreu no Pará, na Bahia, não sei se em Sergipe ou na Paraíba. É a banalização de algo muito sério e nós não temos estrutura para agüentar essa barra.

Um conhecido analista político/comentarista foi muito feliz ao concluir o absurdo que é, não a greve, mas o fato de, devido à circunstância, “brotarem” arrombadores e saqueadores por todos os lados. O que assistimos numa cidade pernambucana sem policiamento chega a estarrecer. Não só um descontrole, mas a constatação de que nosso
“tecido social” –termo  muito usado pelo coronel Klinger Sobreira – está podre, puído e dando sinais de que não tem conserto. E os saqueadores, muitas vezes, levam o produto do crime para seus carros. Quer dizer, não é obra de necessitados, de contemplados com o “bolsa família”.

Rotineira é a ação de oportunistas que “carregam” mercadorias de caminhões acidentados, ou de “ratazanas” de trecho que surrupiam cargas nas subidas íngremes das nossas rodovias. Conclusão: estamos nos transformando em uma nação corroída por abutres, em todos os níveis.
E não há polícia ou justiça que dê jeito. No vértice superior da pirâmide os poderosos, flagrados com a mão “na massa”  e   defendidos pelos colegas poderosos.Colocam toda a culpa no jogo político. O Juiz, que eles nomeiam, não podem condenar os parceiros. Segundo eles, os condenados, pessoas honestas, humildes e idosas, não podem cumprir a pena em regime fechado, etc, etc.

Na parte inferior da mesma pirâmide estão os menores e a camada “menos favorecida”, as minorias raciais, os “sem terra”, “sem teto”, “discriminados pelo sistema, pelo capitalismo” e que invadem, destroem,mas são cheios de advogados do sindicato, dos direitos humanos,   pessoal da reforma agrária e da OAB. Resultado: ninguém corre o risco de ir para a cadeia. Em Pernambuco destruíram bancos, carros de uma revendedora, patrimônio público e outras coisas mais. Amanhã ou depois veremos se alguém vai ser responsabilizado. Tenho certeza que não. Ao serem liberados, ilesos, ainda saem rindo “aos montes”.

Nas páginas de um jornal diário a foto do governador de Pernambuco, confortavelmente instalado em seu jatinho, sorrindo e ao lado da família, indo para São Paulo, enquanto o “pau quebrava” em seu quintal. Nas ruas viaturas do exército cheias de soldados com armamento pesado, ladeados por, certamente, pequeno efetivo da “Guarda Nacional” – formada por PM e policiais civis cedidos pelos estados brasileiros, e que, certamente, não possui condições numéricas, técnicas ou operacionais para suprir a demanda surgida após deflagração da greve.



Esses “desandos” confirmam nossas preocupações contidas em “A PEC 51 e a extinção das PM brasileiras”. A luta dos PM pernambucanos é, basicamente, por um salário justo, um plano de carreira, organização de sua previdência, me parece, e outras melhorias na Corporação que darão às suas famílias segurança e à população melhor qualidade de serviços.Mas o duro é ouvir do ministro da justiça a mesma “lenga, lenga”: - precisamos repensar a PM e a questão das greves. E eu digo que precisamos ver sim: tudo aquilo que de melhor puder feito para estimular o seu desempenho, antes que a insatisfação e o desânimo prejudique, ainda mais, a população e fique tudo igual “a casa de mãe Joana”.

Nenhum comentário:

MINHA GIOVANA NO FEMUSA ENTREGANDO O VIOLÃO AO ARTISTA SORTEADO

MINHA GIOVANA NO FEMUSA ENTREGANDO O VIOLÃO AO ARTISTA SORTEADO
MINHA GIOVANA

MINHA DAMIRES E MINHA GIOVANA

MINHA DAMIRES E MINHA GIOVANA
PRESENTES DE DEUS

Total de visualizações de página

BRINQUEDO DE CRIANÇA!

BRINQUEDO DE CRIANÇA!
MINHA GIOVANA
Powered By Blogger